Florianópolis, Sábado, 21 de Julho de 2018

ouvidoria3

Aresc visita agência reguladora do estado do RJ para trocar experiências

Membros da Agência de Regulação de Serviços públicos de Santa Catarina – Aresc, estiveram nesta terça-feira (19/07) visitando a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – Agenersa. O grupo representado pelo Diretor de Relações Institucionais da Aresc, Ari João Martendal; pelo Gerente de Regulação, Silvio Rosa; e pelos técnicos em regulação Cintia Pimentel, Marnio Graciosa, e Jorge Augusto Perozin foram trocar experiências, em especial, na área da regulação dos serviços públicos de gás canalizado com a Agenersa, uma vez que a Aresc está desenvolvendo normativas para a fiscalização em campo deste setor. A agência reguladora fluminense desde 1997, é responsável pela regulação e fiscalização dos contratos de concessão dos serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado do Rio, operados pelas Concessionárias Ceg e Ceg Rio, empresas do Grupo Gas Natural Fenosa.

"Como ocorreu uma fusão das agências de Santa Catarina (Agesc e Agesan), criando-se a Aresc, a mesma está iniciando o processo de regulação e fiscalização de gás canalizado, considera o Gerente de Regulação da Aresc, Sílvio da Rosa." Estamos visitando as agências reguladoras de outros estados que têm mais expertise. Essa troca de informações com a Agenersa é muito importante para verificarmos o que deu certo no processo da regulação e fiscalização do gás canalizado e as maiores dificuldades no decorrer dos anos para podermos superá-las. A experiência vai nos possibilitar ganhar tempo e custo para atingirmos nossa meta a curto prazo bem como iniciarmos a fiscalização da Companhia de Gás de Santa Catarina", acrescenta Sílvio.

O grupo foi recebido pelo conselheiro da Agenersa e também é vice-presidente Regional Sudeste da ABAR, Moacyr Fonseca; Moacyr, pelo vice-presidente da Agenersa, conselheiro Luigi Troisi; pelos gerentes das Câmaras Técnicas, Jorge Calfo (CAENE), Fábio Côrtes (CAPET) e Oldemar Guimarães (CASAN); pela secretária Executiva Cinthia Pitz e pela ouvidora Maria Clara Canedo.

Já nos dias 20 e 21/07, a Gerência de Fiscalização da Aresc esteve acompanhando a Agenersa nas visitas técnicas às concessionárias CEG e CEG RIO, centro de operação e laboratórios. Para essas visitas participaram, a Gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Borges e os técnicos Paulo Cesar Cardoso, Ricardo Cesconetto, Rodrigo Amorim e Nilton de Sá Júnior. O grupo foi recebido pela diretora de Gestão de Rede da Ceg, Katia Repsold.

VISITA AGENERSAcopia

visita agenersa02