Florianópolis, Sábado, 20 de Abril de 2024


  
ouvidoria3

DIRETORIA DA ARESC RECEBE BANCO ALEMÃO DE DESENVOLVIMENTO

A Diretoria Colegiada da Aresc recebeu na tarde deste dia 13/04, em sua sede, representantes do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) com o propósito de discutir sobre um projeto elaborado pelo Banco. O mesmo prevê a realização de um financiamento com o Estado de Santa Catarina, cujo objetivo é de fomentar o projeto de saneamento básico nos municípios com até 17 mil habitantes.

Na oportunidade, a Agência de Regulação apresentou aos consultores do banco alemão as atividades que vem sendo realizadas nos assuntos de fiscalização e regulação. Durante o encontro, também foi explanado sobre o Programa Produtor de Água, como a exemplo, do caso inédito entre os governos estaduais e federal, onde a Aresc deverá na nova metodologia de revisão tarifária, estabelecer o embasamento econômico para a incorporação dos custos de conservação à tarifa de água com base na experiência acumulada do projeto do Rio Camboriú.

Este projeto de financiamento com Estado e a KfW é de grande importância, pois os investimentos serão feitos em cima de recuperação de recursos naturais, preservação, além de ser uma forte ferramenta de adoção de política estadual de saneamento. É uma visão macro do saneamento, tendo forte participação dos municípios, destacaram os consultores do banco.

"Apesar do atual cenário econômico nacional, temos esperança de que, através do esforço de todos os envolvidos, inclusive do governo estadual, este projeto seja implantado em Santa Catarina", reitera o Presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori.

O grupo KfW é controlado em 80% pela República Federal da Alemanha e em 20% pelos seus Estados federados. Foi fundado em 1948, com o objetivo de financiar projetos de reconstrução da economia alemã no pós-guerra. Hoje, atua com sociedades voltadas principalmente para atividades relacionadas ao meio ambiente, saneamento e mudanças climáticas.

DSC00352COPIA

© 2012 - Desenvolvimento