Florianópolis, Sábado, 20 de Abril de 2024

ouvidoria3

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, a data serve de incentivo à reflexão sobre a importância da água e o uso sustentável desse recurso natural necessário para a sobrevivência humana.

Segundo estatísticas, 70% da Terra é constituída de água, mas apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano. Esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta, não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.

O uso da água no cotidiano das pessoas parece ser algo simples, como um reflexo; abrir uma torneira para lavar a mão, uma louça, ligar o chuveiro e tomar um banho, e entre tantas outras atividades que dependem o uso dela. Todavia, é necessário que se faça aumentar a conscientização da população quanto ao uso racional da água, que por trás das simples atividades diárias para a sua utilização, existe um processo complexo, de responsabilidade para que a ela chegue própria para o consumo.

Em Santa Catarina, órgãos governamentais, iniciativas particulares e comunitárias somam forças para ações de conservação e preservação de recursos hídricos e meio ambiente. E a água, vista como um recurso natural imprescindível à vida está sendo alvo de muitas pesquisas e tema de projetos de educação ambiental.

E não ficando aquém, o compromisso da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc, no que se refere aos assuntos ambientais, busca a contínua ação em defender o uso racional dos recursos naturais e sua conservação, bem como fiscalizar o processo de distribuição de água própria para consumo junto aos seus municípios conveniados.

Incontáveis vistorias em Estações de Tratamento de Água - ETA´s em diversos municípios, projetos de recuperação e preservação de recursos hídricos, como o Programa Produtor de Água, entre outras ações e projetos, fazem que com que Agência de Regulação seja pautada pela responsabilidade em exigir das prestadoras de serviço, a eficiência e qualidade nos serviços prestados à população do estado de Santa Catarina.

COPIA